segunda-feira, dezembro 18, 2006

A última dúvida

A natureza da razão contém o princípio da dúvida. Imediatamente partir da determinação de que algo é, inevitavelmente produz-se o contraponto deste ser, o que não é. Aquilo que a razão cria como ponto de partida para sua análise traz consigo, na iminente bifurcação do pensamento, um par que corresponde à sua sombra, aquilo que lhe falta, aquilo que representa sua incompletude, fazendo do pensamento racional um paradoxo infinito que consiste em procurar atingir a verdade absoluta se valendo de seu próprio contraponto, a irracionalidade. Ora, definir racionalmente o ser de uma maneira absoluta requer a negação da racionalidade, pois se algo é absoluto assim o é por nunca haver sido submetido à lâmina segregadora da razão. Ao conceber a própria idéia de racionalidade, ao se auto-analisar, a razão não escapa de sua própria natureza e termina assim por duvidar da própria veracidade.

Pois bem, sendo este um texto que se vale da racionalidade para desenvolver-se, chego agora ao último estágio possível nesta condição. A dúvida que finalmente se apresenta diante da razão ao iluminar a si própria e produzir seu próprio contraponto é a concepção da possibilidade outra: a de que a verdade poderia também ser evidenciada através da irracionalidade, ou seja, através da fé. Por sua vez, analisando a natureza da fé, a razão se depara com uma verdade absoluta, algo que é absoluto em si próprio por seguir um princípio que não dá margem à dúvida. É completo em si.

Diante da dúvida entre ela própria e a fé, a razão entra em colapso, pois a racionalidade que se propõe a chegar à verdade absoluta acaba tendo que optar por uma das verdades que a dúvida inevitavelmente lhe apresentará, abandonando a outra possibilidade. Portanto, só se chega à verdade absoluta através da razão se esta adotar a fé como princípio. Se a razão permanece com a razão tem-se a eterna dúvida. O abandono da razão pela razão a transforma em fé, em eterna e absoluta certeza.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

razão quase morta, fé que fere e mata,deuses fabricados,santos sem santidade...

segunda-feira, janeiro 15, 2007 7:39:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Texto certeiro. Belo blog. Voltarei por aqui. Abraços.

domingo, janeiro 28, 2007 12:21:00 AM  

Postar um comentário

<< Home